quinta-feira, 11 de junho de 2009

TRICAIPIRAS NO IRONMAN


Otávio (Araras), Ávila (SBO),
Ruschel, André, Nilson, Abdalla, Lucas e Luciano e na frente, Niltinho
e Lilia.

Os tempos do pessoal foi!!

Lilia Barbosa - cat. 25-29 - 12h09
Luciano Benetton - cat. 18-24 - 11h25
Lucas Ferro - cat. 25-29 - 10h54
André Del Negro - cat. 30-34 - 11h11
Nilson Sousa - cat. 30-34 - 11h25
Luis Gustavo Abdalla - cat. 35-39 - 10h55
Nilton Cardoso - cat. 45-49 - 11h10
Roberto Ruschel - cat. 45-49 - 11h25

e por ultimo, o depoimento de Lilia sobre o iron

Meu 1° IRONMAN

Bom, agora não tem mais jeito, a inscrição está feita.
... E foram cinco longos meses de treinamento duro e desgastante até o
Grande dia.
Alegrias, tristezas, frustrações... Sentimentos que se misturam, que
Vão e vêm, alguns ficam outros passam e outros a gente supera.
O mais importante nessa fase, são as amizades, a família, as
Palavras e as atitudes. Quantas vezes, tio Nilson, Lucas, André e eu
Achemos de perguntas, dúvidas, os veteranos no Iron e amigos,
Niltinho, Abdalla, Ruschel, Cesão, Valler. Tudo o que vocês falaram
Com certeza nos ajudou muito nessa grande vitória.
Uma semana antes, os treinos dimuíram, a correria e uma leve tensão
Permaneceram para que tudo estivesse pronto para a viagem. No ônibus
Eu pensava: "Nossa, nem acredito que estou indo fazer o Iron". Estava
Feliz da vida, cabeça tranquila e com minha mãe ao lado.
O mais gostoso foi chegar na "Ilha da Magia" e encontrar quase toda
A galera pegando o kit. Só faltava o Abdalla que estava a caminho.
Sexta à noite, jantar de massas, sábado de manhã, nadar com o
Ruschel e o tio Nilson só pra sentir o mar, sábado a tarde levar as
bikes na área de transição... Meu Deus!! Uma bike mais linda que a
outra... Eu não sabia para onde olhava!!
Bom, tudo pronto, agora é só descansar e esperar o domingo chegar.
Chegou!!
Meu Deus!! Esqueci as caramanholas no freezer!! Olho ao lado e vejo
Uma caramanhola caída. Coloquei meu gatorade dentro e pensei: "Bom, a
“Água eu pego no percurso”.
Fomos caminhando até a largada, e eu morrendo de vontade de fazer
Xixi. Fui até o mar e lá deixei toda a minha tensão. Voltei outra
Pessoa, pronta para encarar os 3,8km, agora mais aliviada. Dei um
Beijo na minha mãe e fui alinhar.
Estávamos Niltinho, tio Nilson e eu... De repente não se sabe mais
Quem é quem, agora é cada um por si. Comecei a nadar e minha única
Preocupação era controlar a respiração para não sair com muita dor no
Pescoço. Meu Deus, cadê a p... Dessa bóia??? A única coisa que eu
Tinha que fazer era ficar calma e nadar e nadar que uma hora eu ia
Achar a bóia. Saí com caimbra na panturrilha direita nos 1° 1900m.
Bom, agora parece que estão um pouco mais fáceis esses últimos 1900m.
Graças a Deus, as bóias brancas!! Agora é só passar no meio e estou
Em terra firme. Nunca tomei tanta água do mar, parecia que eu tinha
Virado um vidro de sal na boca, era horrível a sensação.
Respiração tranquila, saí correndo só pensando na transição e no
Longo pedal que eu tinha pela frente. Estava sem o velocímetro. Só
dava pra marcar os RPM. Há primeira meia hora só me hidratei com
Líquidos, depois alternava, sempre controlando doce (gatorade, barra
(De proteína, gel, banana) e salgado (bisnaguinha, cápsula de sal) mais
advil, ornitagin e cásula de cafeína. Nos últimos 90 km resolvi diminuir
Um pouco o ritmo com medo de quebrar na corrida. No final, tentava
Achar uma posição menos desconfortável no selim. Tentava em vão
Visualizar alguém no pedal, o único que consegui identificar foi o
Niltinho.
Acabaram os 180 km! Cheguei com os pés duros. Peguei um Redbull
geladinho e fui me trocar. Pausa para um xixi rápido e bora para os
42 km.
Estou bem, cabeça boa, tranquila. Vou começar num ritmo tranquilo
para não quebrar muito no final. Resolvi não me apegar a kilometragem.
Não via a hora de pegar logo as pulseiras. Cada um que eu ia
Encontrando na corrida, eu gritava o nome. Pensei... Bom, pelo menos
Na corrida eu vou cruzar com a galera.
1ª pulseira. A partir daí começa a doer tudo. Bom, já foi metade,
Agora são duas séries de 10 km. No começo dos 1° 10 km, encontro Cesão e
Valler de bike. Cesão me pergunta se está tudo bem. Eu estava com
Muita dor no abdômen e nas pernas. Cesão me acalma e diz: "Li, diminua
O ritmo, mas não pare, senão será pior. Ok, vamos lá! Terminando os 1°
10 km, peguei a pulseira rosa. Agora só faltam os últimos 10 km. Já não
Descia mais nada. Estava ficando enjoada. Tudo doía. Pensava comigo:
"Nossa Cesão, não vai dar, vou ter que dar uma andada!" Aí nos pontos
De hidratação eu pegava um pouco de água e seguia andando para dar uma
Recuperada, depois voltava a correr. Eu queria chorar, mas não
Conseguia, não tinha forças. Ou eu chorava, ou eu respirava. Até que
Enfim... Eu não via a hora de virar aquela esquina e pegar a última
Reta até a chegada.
Pensava: "Vou chegar correndo, chega de andar!". As pessoas
Falavam: "Parabéns, força que só falta 1 km, você conseguiu!" Nunca,
1 km pareceu interminável como nesse dia.
Avistei o corredor e só procurava a minha mãe para entrar comigo.
Quando a vi, ela abriu um sorriso enorme, só não maior porque ela não
Conseguiu entrar comigo e me viu passar.
Chegando ao pórtico, dei uma olhadinha pra trás para ver se não iam
Estragar a minha foto (Ruschão, lembrei de você nessa hora!).
Enfim, a glória!! Obrigado Senhor porque cheguei bem, feliz e realizada!!

Em um determinado momento da prova, me veio aquele pensamento:
"Nossa agora é hora de fazer aquela típica pergunta: O que é que eu
estou fazendo aqui??”Como se eu tivesse a obrigação de fazê-la! Não,
Não vou fazê-la. Eu sei muito bem o que eu estou fazendo aqui e é aqui
Que eu quero estar! Se não fosse, eu não teria dedicado tanto tempo
Pra chegar aonde cheguei!
Tenho muitas pessoas para agradecer, mas principalmente aos amigos
De treinos (que fique claro que vocês não se resumem a isso apenas!!),
Que passamos e dividimos muitos momentos juntos.
Faço isso tudo de novo e de preferência com todos vocês.
Todos fazem parte dessas minhas conquista e felicidade!
Beijo no coração de todos e até a próxima!

Lilia - IRONWOMAN

2 comentários:

ciro violin disse...

Parabéns à Lilia!!!
Ela é primeira IronWoman dos Tricaipiras??
Se for, ou se não for parabéns do mesmo jeito. Belo tempo!!

Júnior_Triatleta disse...

Parabéns Lilia pela bela prova, dá pra sentir o sentimento que passou.
MARAVILHA!!!!